2

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A Primeira Gestora - Camila Ribeiro




Ela foi extremamente importante no inicio da minha Carreira Administrativa. Uma mulher diferenciada, educada, gentil, solidária e culta. Uma carga grandiosa de cultura, com certeza. Morou alguns anos no Sul da Espanha, atuou em grandes empresas no Brasil. Na contramão de tais atributos, lá estava eu. Não entendia nada de trabalho em equipe... mal sabia trabalhar. Administrativo? Nunca ouvi falar. Era tudo novidade. Jamais vou esquecer: Meados de setembro de 2008, ao entrar naquela sala, um quadro branco com meu nome. "Bem vindo, Mateus!" Não senti muita emoção, afinal, eu não sabia o que significava tal recepção.
A Camila apresentou-me a equipe que ficaria para sempre no meu coração. Venda Avulsa 2008 - Planejamento Estratégico: Analista: Camila Ribeiro. Assistentes: Alexandre Ferreira (ZH Interior), Fernando Contini (DG), Vanessa Dorneles (ZH Capital). Auxiliar Administrativo: Pedro Drochner (Cadastro de PDV). Jovem Aprendiz: Abraão Mattes. Esta é a equipe de Planejamento Estratégico. Existem mais duas áreas. Recordo de toda equipe (tenho fotos históricas). Todos me ensinaram demais, entretanto, o foco é na minha primeira Gestora - Camila Ribeiro. Quero escrever o que ela ensinou. E uma grande técnica que aprendi só observando e aplico até hoje. A Camila era persuasiva. Eu? Dificuldade na escrita, na fala, não sabia me vestir adequadamente. Ou seja: um desastre. Tropecei bastante. Quase caí. Tempos depois fiquei sabendo de uns comentários. Alguns colegas não acreditavam que eu fosse ficar mais de 1 mês no Administrativo. Acabei ficando 46 meses. Enfim, passaram-se quase 9 anos e muitas coisas aconteceram. Antes de iniciar, quero agradecer a Camila Ribeiro, por tudo que me ensinou, pela paciência. Na tua saída da empresa fiz uma promessa. Não consegui cumprir. No final do texto relembro a promessa. Nunca vou esquecer tua pessoa, independente do país que esteja, cidade. Não importa o tempo.


Antes de entrar para a equipe de Planejamento Estratégico, trabalhei em outros setores, principalmente ajudando o Dilnei Luis e o André Thissen, ambos coordenadores de operações diferentes. Coisas simples: atender ao telefone, anotar recados, levar um documento aqui e ali. Era para eu ser Contínuo, mas mudaram meu cargo e acabei tornando-me Auxiliar Administrativo, respondendo direto para Camila. Se um dos coordenadores solicitasse minha ajuda, atenderia. Mas o foco era o Planejamento Estratégico. Trabalharia ajudando o Pedro nos cadastros e demais demandas do setor. Pela primeira vez estava prestes a descobrir o que é um trabalho em equipe. Descobria o que é ser liderado. Saberia o significado de "amor ao trabalho". Minha apaixonaria de uma forma louca, eternizaria as pessoas na minha mente e no meu coração.
A Camila me assustava no começo de tudo. Eu não sei dizer o que me assustava, afinal, jamais conheci uma pessoa do nível dela, profissionalmente e culturalmente. Uma mulher firme para falar, que olhava dentro dos meus olhos fixamente. Ela tinha muita convicção em cada palavra que saía da sua boca. Eu morria de vergonha, pois não sabia me comunicar, expressar minhas dificuldades. Ouvia atentamente suas palavras, sem entender. Devagar ela foi buscando me conhecer, entender do que gostava, minhas preferências. Quando falou de estudos, respondi que tinha o segundo grau completo. Se eu tinha vontade de estudar? Não. Definitivamente, não. Relatei minha dificuldade em completar o segundo grau, precisando da ajuda de colegas e professores, porque não conseguia escrever com a mão esquerda. A verdade precisa prevalecer: fiz papel de vitima. Queria que a Camila tivesse pena de mim, que entendesse meus esforços para acabar o Ensino Médio. "Não precisa estudar mais. Já está bom", gostaria que ela dissesse. Porém, o argumento me pegou de surpresa. Tal pensamento influenciou na minha vida de tal maneira, que impregnou na minha mente e espalho o conceito para os mais jovens, que estão iniciando agora no mercado de trabalho. Eu fiz, e faço, o que ela orientou.


"Tu precisa seguir estudando e buscar cada vez mais conhecimento. Não importa tua idade, os bens materiais que conquistar. Tudo vai acabar. Exceto o que tu aprender. Isto ninguém pode tirar. Estuda e aprende. O conhecimento é infinito." Uma vez mais, não entendi nada. O que ela queria dizer com buscar conhecimento? Só o segundo grau não basta? Devagar fui aprendendo.
A Camila, apesar de saber das minhas limitações, deixou claro que eu era um membro ativo da equipe, que me trataria da mesma forma que os demais. Minha deficiência não faria ter tratamento diferenciado ou algum tipo de vantagem. Foi um choque de realidade. A partir daquele dia, descobri que, no mercado de trabalho, eu seria como qualquer outro profissional e minha deficiência não simbolizaria absolutamente nada. Eu precisaria ser um bom profissional. E a Camila, aos poucos, foi moldando o profissional que me tornaria. Não somente com palavras, mas sim, através de atitudes. E foi tudo natural. Sempre fui muito bom em observar. Não sabia analisar, mas observava.
Quando o gerente, coordenadores ou demais membros da equipe conversavam com ela, eu ficava encantado com a comunicação. A maneira que ela conduzia, tirava dúvidas ou absorvia novas ideias. Termos técnicos e, ao mesmo tempo, de compreensão simples. Uma vez o gerente notou que havia parado de trabalhar para escutar a conversa. "O que foi, Mateus? Pode continuar trabalhando." Ele achou que, talvez, eu queria ouvir a conversa para fazer algum tipo de fofoca. Mal sabia que só queria aprender. Meu foco foi nos emails que ela enviava. Um português bonito, correto. "Isso eu sei fazer. Vou enviar emails, também", pensei de forma inocente. Os emails que eu enviava cobrando os CDs (Centro de Distribuição) eram grosseiros, sem educação e, para piorar a situação, abreviava algumas palavras. No começo a equipe achou 'bonitinho' os emails. Depois, passaram a chamar minha atenção e conter minha euforia. A Camila me explicou o porquê devemos ser cordiais e o quanto dependemos uns dos outros. E a equipe complementava suas ideias. Então, o conselho sobre buscar conhecimento começou a fazer sentido. Eu estava no meio de gigantes, profissionais que estudavam, graduados, pós-graduados, experientes no mercado de trabalho e, ainda assim, buscando novos conhecimento; a Camila estudava Inglês, junto com o André e o Dilnei; Fernando e Vanessa estavam na faculdade; Alexandre tinha duas graduações (se mal me engano); Pedro era experiente no Cadastro e já tinha atuado em outras frentes; Abraão estudava. Inexperiente e sem estudos: eu. O que fazer? Tentar aprender com eles e rezar para tudo dar certo. Descobri uma qualidade da Camila, que carregaria para o resto da vida, aplicando em todas as situações possíveis e imagináveis. Ela é a melhor, mas faço do meu jeito e nunca falhou.


Ela nunca ligava para os clientes, internos ou externos, e ia direto ao ponto. Sempre conversava, descontraia para, só então, falar o que precisa ou obter uma informação. "Alô, tudo bem? É a Camila do Planejamento. Tudo bem? Calor hoje, que loucura. Muito trabalho aí? Olha só, estou precisando da tua ajuda..." E, desta forma, ela ia conseguindo informações, solicitando trabalhos. Raramente alguém negava; ela tratava as pessoas com muita educação e cordialidade. E suas variações eram imensas. Uma hora falava do tempo, outrora de política, Economia, eventos que aconteciam durante o dia. Ela sabia conduzir uma conversa, conforme sua afinidade com a pessoa. As que ela não conhecia, como clientes externos, tratava da mesma forma, sempre buscando entender. Houve um tempo que, quando tocava o ramal dela, eu ficava parado a ouvindo falar. Não me interessava o assunto em si, mas como ela conversava. "O que tanto me olha, Mateus?", um dia ela perguntou. Fiquei sem jeito. Disse que nada demais e pedi desculpas. A verdade é que estava estudando seu jeito de falar e interagir com pessoas.
Esta foi uma grande lição que a Camila me ensinou - mesmo sem ela saber que me ensinou -, como tratar pessoas e nunca ir direto ao ponto do que se deseja. E eu comecei a aplicar o conhecimento adquirido. Não com a mesma desenvoltura, elegância, firmeza nas palavras... do meu jeito, já conseguia me comunicar melhor e entender algumas coisas. Dia após dia eu evoluía. Superava meus limites, aprendia sobre o Cadastro, alterações de tiragens e outros aprendizados. Fui parando de usar abreviações, até conseguir eliminar totalmente. Perto dos colegas eu ainda não sabia nada, estava engatinhando, entretanto, força de vontade nunca faltou e a equipe percebia isso. Mas as coisas foram acontecendo, ciclos acabando.
O Alexandre foi o primeiro a sair. Fiquei um tanto triste, porque gostava dele. Passado mais um tempo, o Fernando saiu. Sua mulher estava grávida e ele buscou uma nova oportunidade em outra empresa. O Fernando tinha (e tem) uma habilidade matemática fora do comum. Sofri e chorei silenciosamente, a saída do Alexandre, Fernando, Dilnei entre outros membros da Venda Avulsa. O golpe fatal estava para acontecer.


Em outubro de 2009 a Camila anunciou que estava de saída da empresa. Nossa, parecia que uma parte de mim estava sendo arrancada. A Camila, minha gestora querida, que cuidou de mim, que fez meu primeiro aniversário numa empresa, me ensinou tanto... Estava saindo para uma nova oportunidade no mercado; foi para Folha de São Paulo (ela mora em São Paulo até os dias atuais e tem uma filha linda.). Eu sofri muito. Demais. Quando saiu, prometi que cresceria na empresa, que ela ouviria muito meu nome. Infelizmente não consegui cumprir minha promessa, porém, aprendi sobre comunicação, conseguia escrever com facilidade. Eu dominava meu trabalho e me arriscava fazer outras coisas. Fui muito longe, para quem não tinha experiência nem estudos. A Camila saiu e o Fernando acabou retornando. Não como Assistente, mas sim, Analista, gerenciando o Planejamento Estratégico.  De forma geral, conheci muitas pessoas sensacionais, que me ensinaram de tudo um pouco. A última equipe que trabalhei no Planejamento Estratégico: Analista: Fernando Contini. Assistentes: Carina Scottá (ZH Capital), Edimar Rocha (DG), Cláudio Ribeiro (ZH Interior). Auxiliares: Pedro Drochner e eu. Aprendi muitas coisas com o Fernando Contini e, da mesma forma que a Camila, ele cuidou de mim. Uma liderança que admiro muito. Mas é outra historia. Até hoje tenho contato com muitas pessoas da Venda Avulsa. São meus amigos. Eu posso ir lá, entrar, tomar um café e conversar. Sou bem vindo. Estou falando só da Venda Avulsa, se eu citar o Grupo RBS... Conheço muitas pessoas e existem muitas historias. Melhor parar de escrever. Meu coração não aguenta...


A Camila falou sobre estudar e buscar novos conhecimentos: Hoje tenho dois títulos (Ensino Técnico e Ensino Superior), sem falar nos inúmeros cursos complementares; Li e leio muitos livros; ministrei três palestras, duas sobre motivação e uma sobre Modelo Mental; trabalhei em 4 empresas e deixei meu legado; entendo a política; sei criar um planejamento; compreendo estratégias de ataque, defesa ou contenção. Acho que evolui, ao ponto dela sentir orgulho. Para ser sincero, só conheci um profissional com poder de persuasão semelhante ao da Camila. E isto que me inspirou e carrego comigo. A Camila me mostrou o caminho. Eu sei tratar com clientes internos e externos. Tenho calma ao falar e trato como se fossem meus amigos de uma vida inteira (alguns se tornam, de fato, amigos). Minha comunicação é perfeita, não importa a pessoa, o cargo... Vou saber conversar. Sei quando devo ser formal ou informal. Camila, minha primeira gestora, se eu pudesse atuar contigo mais uma vez. Só uma... Tenho certeza que realizaríamos um trabalho maravilhoso e de grande repercussão. Se eu aprendi, evolui, cheguei num nível de estratégia surpreendente, imagina tu, como deve estar; com certeza evoluiu nos últimos anos. Uma vez mais, quero agradecer por tudo que fizeste, pelo conhecimento que transmitiu. Eu nunca vou esquecer de ti e sempre terás um lugar especial no meu coração. A pessoa que me ensinou muito, que mostrou o quanto devemos ser cordiais e respeitar as pessoas. Caso contrário, todo um trabalho pode ir por água abaixo. Muita saudade. Abaixo umas fotos do tempo que atuamos juntos...

CRÍTICAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES:

mateuspazz@gmail.com

 Almoçando fora.


Eu trabalhando (tentando)


Alexandre Ferreira


Pedro Drochner 


 Fernando Contini

 Minha Gestora, Camila Ribeiro

 Fernando, Camila, Vanessa e eu


Vanessa, Camila, Eu, Dilnei


 Dilnei, Edimar, André, Krüger, Maicon, Fernando e eu

 Aniversário Surpresa


 Ao fundo: Gustavo, Renato e Michele





 Vanessa 


 Camila, eu, Dilnei e o André

Eu e a Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário