2

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A Baleia Azul - Orientações




Faz certo tempo que estou ouvindo falar no Jogo da Morte - Baleia Azul. Pelo movimento que vejo nas redes sociais e compartilhamentos nos grupos de Whatsapp, é um jogo que propõe para crianças uma série de desafios que precisam ser cumpridos; se mal me engano são 50. E no final, é preciso cometer suicídio. Eu fico pensando nos pais: não percebem a mudança de comportamento de uma criança? Os pais não tem acesso as redes sociais? Acho muito bonito os pais dar liberdade aos filhos, confiar e acreditar. Mas estamos falando de uma criança. É obrigação ter controle sobre quem adiciona, com quem conversa, quais sites costuma frequentar. É preciso vasculhar tudo. E se ver algo errado, não é necessário brigar, mas sim, orientar. Enfim, retomando o foco: Baleia Azul. Eu li alguma coisa sobre hackers, que que enviam links e invadem computadores. Se não clicar no link não participa do jogo, certo? Aliás, impossibilita a entrada de um hacker. O problema é que não é somente através de um link que um hacker invade um computador. Existem outras formas. Este texto não será longo. É apenas uma pequena orientação para os meus amigos e as minhas amigas, das maneiras de orientar as crianças, como proceder na internet. Minha intenção é ajudar com o básico que sei sobre hackers. Sei muitas coisas, mas o básico salva neste caso.


O primeiro passo é orientar as crianças sobre links. Não é necessário usar a palavra "link", mas estimular a não clicar em tudo que vê na internet e, na dúvida, chamar o papai ou a mamãe. Crianças não conhecem o perigo. Se surgir um link, mais ou menos assim: "Clique aqui para ver uma mágica e um doce voar da tela do computador". Ou: "Clique aqui para ver um lindo cachorrinho". Crianças vão clicar. Não tem noção da maldade. Teu filho ou filha têm 14 ou 15 anos? Eles vão induzir de outra forma. Mas vão induzir a clicar onde não deve. Outra coisa muito importante, esta dica vale para os adolescentes: não aceitar arquivos de desconhecidos. Não importa que seja uma simples foto, música ou vídeo. Tu não sabe o que tem por detrás do arquivo. Os hackers costumam inserir vírus dentro de um arquivo qualquer, que desabilita o anti-vírus e invade o sistema. "Que foto linda, vou clicar e olhar". Pronto. Invadiu teu sistema. E a mesma coisa com programas; não instale qualquer coisa. Se teimar e instalar, eles invadem. A partir de então, pegam o IP e tudo que estiver no computador. Estas dicas são importantes não só para crianças e adolescentes, mas para adultos curiosos. Presta muita atenção no que vai fazer para não chorar depois.
Eu não tenho filhos e não sei como é o certo para se criar uma criança. Acredito que tudo seja muito cultural e, de acordo com os valores que se aprende no decorrer da vida, uma criança recebe dos pais aquilo que aprenderam ou julgam ser certo. Acredito que liberdade de crianças e adolescentes tem que ter limite, ou as chances de fazer algo errado e sem conserto seja gigante. Este texto não é para julgar os pais, apenas para orientar sobre internet e seus perigos. Vale uma dica específica para os pais.

Não acredite em tudo que vê na internet; nem tudo é verdade. Existem pessoas especulando, tentando ganhar ibope em cima de algo sério; espalhando falsas notícias. Não é tão simples invadir um computador, celular ou seja lá o que for. É preciso Engenharia Social: descobrem tudo de uma pessoa antes para, só então, atacar. Pode ser o melhor hacker do mundo, se tu não clicar em alguma coisa ou instalar um programa, ele não consegue entrar. Uma vez mais, não acredite em tudo que vê na internet. Oriente seus filhos. Minha parte estou fazendo para ajudar. Espero que essas pequenas orientações possa nortear e evitar problemas.


CRÍTICAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES:

mateuspazz@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário