2

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Facebook - A Estratégia




O Facebook é uma rede social maravilhosa que nos mantem conectados com nossos amigos e podemos acompanhar inúmeras postagens. O problema é que nem sempre vamos gostar do que estamos acompanhando. "O Facebook é meu e posto o que eu quiser", é o pensamento predominante. Não existe alguém que aprove 100% todas as postagens feitas no Facebook. E isto é normal. Em tempos de campanha eleitoral a situação piora muito. São pessoas que decidem expressar suas opiniões políticas de diversas formas: textos, vídeos, fotos, links de notícias e por aí vai. E a maioria não tem noção do que está fazendo. Espalham notícias falsas como se fosse verdade e acabam influenciando outras pessoas sem o mínimo de massa crítica. É um lado negativo do Facebook que gera falácias sem fim.
Algumas pessoas são tão radicais que postam: "Vou votar no fulano, quem não gostar pode me excluir". E uma amizade bonita é encerrada por causa de política. A estratégia que vou ensinar serve para evitar este tipo de acontecimento. Não somente na política, mas postagens em geral que determinada pessoa posta e não é legal aos teus olhos. Tenho amigos e amigas que já aplicaram tal estratégia comigo. Não tenho dúvida. Nunca curtiram ou comentaram nada que posto. São pessoas invictas no meu Facebook. Tenho uma estratégia especial para elas, que será divulgada num texto futuro. Agora vamos tratar de como parar de acompanhar postagens desnecessárias. E um conselho importante sobre como tratar pessoas que pensam diferente de ti politicamente.

É possível não ver mais as publicações de uma pessoa e, mesmo assim, continuar sendo amigo. Não precisa ser radical e desfazer uma amizade, tampouco bloquear. Já aconteceu de eu fazer um comentário numa postagem, uma crítica construtiva e receber uma resposta violenta ou, pior ainda, ficar sem resposta e ver outros comentários sendo respondidos. Daí que começa minha estratégia. Ao entrar no perfil de uma pessoa, pelo celular ou computador, abaixo da foto vai estar: AMIGOS, SEGUINDO, MENSAGENS. Basta clicar em seguindo que vai surgir a seguinte opção: DEIXAR DE SEGUIR. Clicando nesta opção, as postagens não vão mais aparecer na tua linha do tempo. E olha só que legal, vão continuar sendo amigos. Se houver necessidade pode mandar uma mensagem no privado e conversar. Se sentir que a pessoa evoluiu e parou com as postagens bobas, é só seguir novamente. É uma estratégia sensacional.
Então, cada vez que ver muitas postagens sobre política que incomoda, que tu sabes que não faz sentido, simplesmente pare de seguir quem está postando incansavelmente. Vai poupar uma amizade e evitar discussões desnecessárias. Até porque, poucas pessoas têm capacidade argumentativa, a maioria briga e não entende o mínimo de política. Saiba com quem está tentando argumentar.

Meu irmão tem uma visão política totalmente diferente da minha. Aqui não cabe nenhuma crítica ou exposição. Ele é meu irmão. Meu sangue. Jamais vou aplicar qualquer estratégia com ele. Só vou olhar e respeitar. Sou muito respeitado politicamente. Escrevo alguns textos e meus amigos comentam, debatem, trocam informações, tudo de forma educada. É a minha rede social, não é regra. Por essas e outras que defendo: não brigue por causa de política e respeite as pessoas. Todos pensam de forma diferente, estudos, experiências. Nada é igual. Outro detalhe importante: não tente convencer ninguém a mudar de ideia através da força bruta verbal. Se a pessoa já decidiu, é perda de tempo tentar convencer do contrário. Quando existe dúvida perante os candidatos, utilize argumentos reais. Seja diferente. Mostra um caminho evolutivo para o país, não apenas para determinado grupo da sociedade.
Pessoas que não entendem de política vão criticar os candidatos sem jamais exaltar as qualidades de quem vão votar. Criticar por criticar qualquer adolescente consegue. Quero ver defender um candidato através de argumentos que fazem a diferença. Ficar isento sem falar nada é uma estratégia simples e muito usada. É bom. Agora, se decidir debater e trocar informações, seja firme e mantenha a postura. Apresente teu candidato e boa sorte na argumentação. Não brigue. Qualquer coisa, para de seguir que é melhor e faz bem para saúde.

Espero que este texto possa contribuir com teus pensamentos de excluir amigos que pensam diferente ou que postam coisas que acabam irritando tua pessoa. É uma estratégia simples e fácil de ser executada. Não dói em ninguém. Até hoje, só apliquei com uma pessoa porque ficava induzindo ao erro e postagens sem sentido algum, politicamente falando. Outras pessoas foram por falta de educação com a minha pessoa. Cada caso é um caso. Espero que saibam usar este recurso tão eficaz. Estou ciente que já usaram comigo. Eu sei...


CRÍTICAS, ELOGIOS OU SUGESTÕES:

mateuspazz@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário