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quinta-feira, 13 de março de 2014
Gestão de conflitos
É normal passar mais tempo dentro da empresa, do que em casa. Portanto, temos que aprender a respeitar as diferenças. Alguns sabem mais, pois estudam e têm experiência; outros sabem menos, mais têm experiência; E outros, menos favorecidos, não tem uma coisa nem outra, mas subjugam que sabem de tudo. Quando um grupo de pessoas estão juntas, cedo ou tarde, certamente vai acontecer algum desentendimento. É factício. Resolver alguns problemas, é mais fácil do que parece. Infelizmente, normalmente procuramos os caminhos errados; agimos no impulso...
Em meados de 2009 procurei meu gestor. "Não gosto das atitudes do fulano. Acredito que ele esteja me prejudicando de propósito. Estou começando a ficar irritado." Meu gestor me olhou, analisou meu semblante. Como sempre, mediu as palavras antes de falar. Um pouco mais velho que eu, cursando Ensino Superior, Bacharel em Administração, finalmente se posicionou: "Tu já conversou com ele? Explicou que não aprova as atitudes dele? Vamos fazer assim, vai e conversa com ele. Caso não se entendam, daí eu converso. Mas conversarei com os 2. Tentem se entender..." A partir deste dia, nunca mais falei com nenhum gestor sobre atitudes que me desagradavam. Primeiro tento conversar com quem está me atrapalhando, ou ofendendo de certo modo. Quando pressinto que o confronto é inevitável, sim, procuro os gestores. Mas, até hoje, não precisei ser radical. Conversando a gente se entende...
Teus gestores não são teus pais. Tu não estás no colégio, onde levanta a mão e chama o professor para reclamar do joãozinho ou da Mariazinha. Não sabe falar? Acha que alguém vai sofrer algum tipo de castigo severo devido há uma reclamação? O máximo que conseguirás, é que um colega pegue antipatia por tua pessoa; perderás credibilidade. Afinal, um colega comenta com o outro. Quando menos esperar, algumas pessoas vão te olhar com certo desprezo. Neste dia não entenderás. Tu não fizeste nada de errado, apenas tentou corrigir algo que te incomodava. Não importa, colegas reprovam tais atitudes. Para aprender a lição, alguns colegas se afastaram. Sem problemas. O tempo cura as mágoas. Aconteceu um monte de coisas desfavoráveis, porque não foste capaz de chamar um colega e conversar...
Cria coragem e chama para conversar. Tu não vai morrer se fizer isto. Pelo contrário, teus gestores vão admirar tua forma de conduzir conflitos. Para não haver maiores complicações, sempre avisa antes teu gestor. Explica o ocorrido. E deixa bem claro: "Eu que vou conversar. Qualquer coisa tu intervém, mas deixa eu tentar resolver diretamente." É uma atitude profissional. Sabe por que tu deve procurar resolver os conflitos diretamente? Porque os gestores têm mais o que fazer, do que ficar se preocupando com besteiras. É besteira, né? Só pode. Farás teu gestor parar uma atividade importante para resolver algo tão banal? Não, claro que não. As coisas são simples, nós que criamos monstros de 7 cabeças, e fazemos o clima ser pesado no ambiente profissional. Busca aliados, não cria inimigos que, por vezes, podem ser mais fortes que tu...
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E se não sabes lidar com os conflitos internos, o que dirá dos conflitos externos?
ResponderExcluirMuito bom!