2

sábado, 8 de agosto de 2015

A Manipulação e a Informação





Em pleno ano de 2015 e as pessoas ainda acreditam em manipulação. É tudo muito cultural. E é na escola que tudo começa. Os alunos são doutrinados a responder perguntas. Não existem questionamentos, tentando entender o por quê de as coisas acontecerem. Não. Jamais. Parece que, no Brasil, é proibido fazer qualquer tipo de questionamento. Não quero escrever sobre o Brasil e suas limitações; deixo para os especialistas no assunto. Quero escrever sobre manipulação e informação, que são duas coisas distintas. Buscar informação num único lugar e achar que está informado, é manipulação; pesquisar diferentes fontes e confrontar as informações, é evitar a manipulação e estar bem informado. Vou ensinar como evitar ser manipulado, e como verificar informações de fontes seguras. Claro, falarei do Facebook, onde podemos extrair diversas notícias...
Vamos falar um pouco sobre manipulação. Alguém viu o pronunciamento do PT sobre a crise? É uma verdadeira tentativa de manipulação (não preciso explicar). A manipulação acontece de várias maneiras e sempre alguém vai se beneficiar. Como exemplo clássico, posso citar o famoso Big Brother Brasil. É um reality show onde o campeão é definido antes mesmo do programa começar. Podem procurar no Youtube, entrevistas de ex participantes falando como tudo funciona. Além de blog de jornalistas que já denunciaram a fraude milhares de vezes. Adianta? Não, não; as pessoas ligam a teve e ficam torcendo, mandando mensagens. Sabe quem ganha dinheiro? As empresas de telefonia, as empresas que anunciam produtos no programa. Todos ganham, menos quem fica torcendo feito bobo. E o mesmo acontece com o The Voice. Afinal, quantos cantores bons são eliminados perdendo para outros ruins? Eu só acompanho meus amigos e amigas do Facebook torcendo por esse ou aquele cantor. Particularmente, nunca assisti o programa. É lógico que existem empresários por trás bancando. E quem paga mais, quem tem mais influência, leva o prêmio. Estou escrevendo alguma besteira? Diga o que aconteceu com os cantores que venceram outras edições. Estão fazendo grande sucesso no cenário musical? Desculpa, mas nunca ouvi falar. Como driblar esse tipo de manipulação? Vai olhar um filme, seriado. Ou, melhor ainda, vai ler um livro. Aprenda uma coisa: dificilmente num reality show vai ganhar quem merece ou precisa. Analisa a situação.
Estar bem informado é estar blindado contra manipulações. Antigamente era difícil conseguir informação. Se retornarmos 15 anos atrás, ou mais, quais eram os meios de comunicação para obtermos informações? Rádio, Jornal e Televisão. Nessa época, talvez fosse mais fácil manipular pessoas. Contudo, nos dias atuais, só não tem informação quem não quer. É tanta informação, mas tanta, que as pessoas chegam ter dificuldade sobre o que acreditar ou não; acreditam em fontes que não são verdadeiras ou que apenas beneficiam um lado da historia. É preciso saber onde encontrar informações que relatem os fatos. Vou citar meu blog como exemplo. Meus leitores veem aqui, para buscar uma reflexão, uma maneira de agir diante inúmeras situações. Alguns leitores, simplesmente gostam do meu jeito de escrever e ficam acompanhando minhas historias. Meu blog é para isso. Se eu escrevesse sobre economia, fizesse uma projeção, seria seguro confiar nas minhas palavras e números? Não, óbvio que não. Primeiro: não sou economista; segundo, meu blog não é linkado há nenhum veículo de comunicação. Consegue entender? Quando a informação surgir, é preciso verificar as fontes; quem disse, por quê, quais critérios foram usados... E assim por diante. Caso desconfie da fonte, pesquisa no google. O que não pode acontecer, é acreditar na informação sem questionar, sem analisar.
O Facebook é a maior Rede Social do mundo. Monopolizou. O Facebook não interliga apenas pessoas. Faz bem mais do que isso; as grandes empresas, veículos de informações estão conectados diretamente. Toda vez que visitar uma página da internet ou um blog, certamente vai encontrar um botão para curtir (este blog, também). Sabe o que isso significa? Se curtir, por exemplo, globo.com, as notícias vão surgir diretamente na tua página principal do Facebook. Viu, como é legal e fácil de ficar bem informado? Este senhor que vos escreve, curtiu algumas páginas: Zero Hora, Folha de São Paulo, Uol, Terra, folha política, G1, R7... Entre outros. Então, enquanto estou no Facebook acompanhando o que meus amigos postam, automaticamente fico bem informado. Assim, cada vez que escuto um boato, abro meu face e espero as notícias chegarem. Se a notícia for muito ruim, abro o google e começo a pesquisar mais sobre o assunto. Consegue entender o valor da informação? Percebe como o Facebook pode nos manter bem informados? Espero que este artigo possa ajudar as pessoas a reverem seus conceitos.

Criticas, elogios ou sugestões:

mateuspazz@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário